quinta-feira, 13 de maio de 2010

Não Posso Adiar o Amor


Não posso adiar o amor para outro século
não posso
ainda que o grito sufoque na garganta
ainda que o ódio estale e crepite e arda
sob montanhas cinzentas
e montanhas cinzentas
.
Não posso adiar este abraço
que é uma arma de dois gumes
amor e ódio
.
Não posso adiar
ainda que a noite pese séculos sobre as costas
e a aurora indecisa demore
não posso adiar para outro século a minha vida
nem o meu amor
nem o meu grito de libertação
.
Não posso adiar o coração.
.
António Ramos Rosa, in Viagem Através de uma Nebulosa, 1960


5 comentários:

  1. Deveras interessante este vosso blog! Gostei particularmente de começar por ler este poema, de um grande poeta algarvio, António Ramos Rosa, que dá o nome à nossa biblioteca Municipal de Faro.
    Cristina Gonçalves, professora

    ResponderEliminar
  2. António Ramos Rosa tem, efectivamente, poemas lindissímos. Este é o meu preferido. Já o estudei em profundidade e cheguei a fazer uma analogia com o poema "Urgentemente" de Eugénio de Andrade, uma vez que, as temáticas são bastantes parecidas, mas exploradas de maneira diferente, o que é muito interessante.
    No fundo, este poema reflete a necessidade que o Ser Humano tem de amor, de amar. Existem coisas que são impossíveis de adiar e o amor é uma delas. Sem ele a condição humana fica limitada ao sobreviver e não é isso que, cada um de nós, procura.
    Poema de mensagem muito forte. Lindo! :)

    ResponderEliminar
  3. O amor não pode ser adiado! Tudo tem o seu tempo para acontecer e quando o amor é adiado perde brilho e força...Se o amor não for vivido na altura certa mais tarde não será vivido da mesma forma.Há coisas que devem ser vividas no momento ou nunca mais devem ser vividas. Viver o passado não é viver o presente!

    ResponderEliminar
  4. O amor é uma das grandes necessidades do Ser Humano, ao ser adiado não será vivido como deve ser. Devemos preocupar-nos em amar aqueles que gostamos, pois só assim é que conseguimos caminhar rumo a felicidade.

    ResponderEliminar
  5. "Não Posso Adiar o Amor" o título do poema deveria ser convertido a um slogan exposto em todas as ruas, esquinas e casas do mundo! Actualmente, é precisamente o que as pessoas fazem, adiam o amor, preferem o ódio, a raiva, a vingança como motor do mundo!
    o Amor não pode ser mais adiado... tem de estar presente hoje e para sempre nos nossos actos, atitudes, conversas, abraços, olhares...

    ResponderEliminar