domingo, 30 de maio de 2010

Amigo

Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra «amigo».
.
«Amigo» é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
.
«Amigo» (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
«Amigo» é o contrário de inimigo!
«Amigo» é o erro corrigido,
.
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada.

«Amigo» é a solidão derrotada!

«Amigo» é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim, ca
Um espaço útil, um tempo fértil,

«Amigo» vai ser, é já uma grande festa!


AlexandreO’Neill, in No Reino da Dinamarca

8 comentários:

  1. Realmente ter um amigo é uma benção! É preciso saber encontrar "um olhar bem limpo,/ Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,Um coração pronto a pulsar/Na nossa mão!" E é reconfortante olhar para alguém e sentir que o seu olhar é puro e que nos quer bem. :)

    ResponderEliminar
  2. "«Amigo» é a solidão derrotada! - O verso que diz tudo..."
    Outro grande tema - a amizade!

    Tem tanto para dizer e, ao mesmo tempo, parece tudo tão simples e tão claro. Amizade é dos sentimentos mais bonitos e genuínos que existem! Fazemos dos amigos parte de nós, da nossa vida, zelamos pelo seu bem-estar, tentamos amparar as suas quedas, partilhamos as suas alegrias, damos as mãos nas triztezas, somos cúmplices nas asneiras, somos companheiros nas aventuras, enfim... Muitas, e muitas outras coisas, numa lista quase interminável.
    Mas, ser amigo, na minha opinião não é tarefa fácil. Envolve um esforço que poucos estão dispostos a fazer, mas quando o fazem, é de louvar. Ser conhecido é fácil, amigo é diferente, é chegar, tocar e ser elemento de um coração.
    Não sou, de certeza, a melhor amiga do mundo de alguém, não gosto de definições perfeitas, ou que tentam lá chegar, pois isso é uma utopia. Tenho defeitos e a tenho um feitio complicado, eu sei. Sou respondona, mal-encarada (às vezes), intempestiva e impulsiva, e raramente me calo, e acho, quase sempre, que tenho razão. Mas também tenho sentimentos. E, da mesma maneira que esperam de mim, também espero dos outros. É espontâneo e inevitável, e ninguém consegue não criar expectativas perante um outro alguém, por mais pequenas e vagas que sejam... O mais complicado, para mim, é gerir esta tensão. Sinto que tudo pode ser mais fácil, mas não o é! (Cá para mim andei a ler histórias de encantar em demasia!) Cresco e á medida que o faço vejo o quanto é bom estar ao lado deles - os amigos - e ver o quanto também crescem, mudam. Gosto de olhar para trás e ver que nos grandes momentos estivemos juntos. Gosto ainda mais de os encontrar todos os dias, na agitação que é aquela escola. Quanto ao futuro, penso, mas evito. Evito mesmo. Pelo simples facto que não tenho nenhum gosto de sofrer por antecipação. Tenho medo do que aí vem, confesso. Sou muito jovem e, neste momento, não quero ter outros amigos, ou melhor, não quero perder estes. Por mim, ia para a faculdade, conhecia novas gentes novas pessoas, mas tudo o que tenho agora, mantinha-se, porque sou feliz assim, com eles, e não quero outra coisa a não ser isto.
    A quem é amigo e a quem os tem, façam o favor de os estimar, são pérolas.

    ResponderEliminar
  3. Amigo, algo que quando se encontra, se for genuíno, nunca se perde! Esta palavra foi certamente vivida intensamente pelo autor que ao ter a mestria de falar dela, nos faz reflectir profundamente no seu verdadeiro significado. Parabéns pela escolha!

    ResponderEliminar
  4. Um amigo é das melhores coisas que podemos ter na vida. São fundamentais para conseguirmos viver em paz e felizes. São eles que nos amparam e que também nos alegram e fazem sorrir. Concordo com aquela máxima: "Poucos mas bons" e é assim que vou vivendo.

    ResponderEliminar
  5. Ora, um amigo... Um amigo é aquela pessoa sempre presente e que mostra preocupação e disponibilidade...

    Por vezes, algumas das pessoas, que consideramos amigos, tornam-se o oposto daquilo que julgamos ser.

    Por isso, devemos preservar os que já temos (dando-lhes o devido valor) e fazer com que os se seguem fiquem cada vez mais próximos :)

    ResponderEliminar
  6. A fotografia está perfeita aqui (:

    ResponderEliminar
  7. Um amigo é uma parte de nós *
    Um amigo é tudo :)
    SaraP.

    ResponderEliminar
  8. Amigo. É uma palavra tão pequena e tão simbólica. Podemos ouvi-la diariamente mas não paramos para pensar no seu significado.
    De facto, amigo é um sorriso, alguém que se presta, que ajuda, a tal casa modesta (como refere o poema) capaz de nos acolher tanto nos momentos difíceis como nos momentos felizes.
    Uma casa simples, sincera.
    Adorei o poema e a fotografia também:)

    ResponderEliminar