sábado, 10 de abril de 2010

Urgentemente


É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

Eugénio de Andrade, in Até Amanhã
.

8 comentários:

  1. À primeira vista, este poema pouco ou nada me dizia. Confesso que não faz parte dos meus poemas preferidos de Eugénio de Andrade. Contudo, vejo-me obrigada a admitir que a metáfora que integra os dois primeiros versos é lindíssima: "É urgente o amor./ É urgente um barco no mar.". Nestes versos, o autor mostra que o amor é tão necessário há vida como um barco é necessário no mar. :)

    ResponderEliminar
  2. Para mim, Eugénio de Andrade é um dos maiores poetas portugueses. A convergência num só poema do corpo e da alma, resulta em poemas de beleza impar. É urgente, sem dúvida, pensar. Pensar na nossa função enquanto Homens, mais do que simples seres racionais. Acima de tudo, o poema é uma metáfora, que nos remete para a necessidade de derrubar determinadas barreiras, determinados muros, que impossibilitam o Homem de se concretizar em toda a sua plenitude, procurando pela felicidade. Em simultâneo é preciso construir pontes que nos unam e que nos liguem à alegria, ao amor, “às rosas e aos rios”. Assim, o poema convida quem o está a ler, a pensar e reflectir. Mais que isso, quase que o obriga a mudar, mudar para permanecer: “É urgente o amor”!

    ResponderEliminar
  3. gostei muito deste poema desde o primeiro verso sobre o amor, ate ao verso que refere que temos que tirar do nosso vocabulário o odio, solidão...temos que semear beijos e alegria.
    gostei do blog. :)

    ResponderEliminar
  4. Acho este poema muito bonito, mas confesso que de Eugénio de Andrade para mim existem poemas mais expressivos. Mas é impossível não admitir a verdade que está patente no poema: é necessário, que neste mundo de materialismo, re-inventar o amor e a alegria. Só assim o homem volta a encontrar a sua essência e ser feliz na sua plenitude.

    ResponderEliminar
  5. Adorei este poema, pois leva-nos a pensar no estado em que o mundo se encontra, na falta de amor e carinho da sociedade. É um poema repleto de versos ternos, que fazem-nos reflectir na necessidade de amar as coisas e o próximo. É urgente viver com amor, destruindo todo o preconceito e toda a maldade que, incrivelmente, vai crescendo dia após dia...!

    ResponderEliminar
  6. Gostei deste poema desde o primeiro momento que o li.
    A mensagem transmitida é simples e bela: é urgente o amor!

    e parafraseando a Armanda, o autor mostra a necessidade do amor na vida, como o barco no mar!

    ResponderEliminar
  7. gostei do poema mas ainda gostei mais de o ler...

    ResponderEliminar
  8. Ana, graças a ti estou a redescobrir a beleza e a emoção da poesia! Adoro este poema e a mensagem que transmite!
    Aproveito para dizer que o teu blog está uma preciosidade! Parabéns! Continua....

    ResponderEliminar